Introdução a Ferramenta de Desenvolvimento App Inventor 2


Profs. Weverton Lima / Ilton L Barbacena

 

A- INTRODUÇÃO AO APP INVENTOR II

B - ESP8266: algumas aplicações

    1. Especificações da ESP8266
    2. Circuito utilizando a placa ESP mini D1
    3. Códigos Fontes relativos ao circuito anterior
    4. Exemplo de acionamento de uma Lâmpada

C - Referência bibliográfica

D - Links diversos

 

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A- INTRODUÇÃO AO APP INVENTOR II

MIT App Inventor, também conhecido como App Inventor for Android, é uma aplicação de código aberto originalmente criada pela Google, e atualmente mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).Ele permite que os recém-chegados à programação de computador criem aplicativos de software para o sistema operacional Android. Ele usa uma interface gráfica, muito semelhante a do StarLogo TNG, que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos Android.

Até o fim do ano de 2014 o MIT (Massachustts Institute of Techonology), disponibilizava a “Versão Beta” da ferramenta app inventor e já no início do ano de 2015 até o presente momento, a empresa disponibiliza a versão oficial da ferramenta denominada “App Invertor 2”, a mesma foi modificada no intuito de agregar mais recursos a plataforma em relação a versão anterior.

1. Primeiro acesso

Para iniciar o primeiro acesso ao app inventor é necessário entrar na página do Google, buscar por “app inventor” e
selecionar a opção “App Inventor 2”, como ilustrado na figura abaixo.



Após selecionar a opção “App Invertor 2” o usuário é direcionado para a página onde necessitará realizar o seu login. Vale ressaltar que, o usuário deverá possuir sua conta na Google para realizar o procedimento, caso não a possua, será necessário clicar no link “Criar uma conta”, conforme ilustrado na figura a seguir.



Ao inserir seu login e senha, o usuário será redirecionado há uma outra página, solicitando ao mesmo, a autoriza para que a aplicação MIT AppInventor Versão 2 tenha acesso a sua conta da Google. Para confirmar é necessario selecionar o botão “Allow” , conforme ilustrado na figura abaixo.



Em seguida o usuário é redirecionado para outra página que aborda os“Terms of Service” da ferramenta, sendo necessário confirmar para se passar ao próximo estagio.



Após o aceite dos termos de privacidade o usuário enfim pode utilizar as aplicações da ferramenta. A página para a qual o usuário é redirecionado listará todos os projetos criados, caso o usuário deseje criar um novo projeto é necessário selecionar a tecla “Start new Project”. Em seguida será aberta uma janela para nomear um novo projeto, ressaltar-se que no titulo do novo projeto não é permitido o uso de alguns caracteres especiais e nem a existência de espaço.

Posteriormente o usuário é direcionado para tela principal onde será realizado a criação do layout do aplicativo, nesta tela, será disponibilizado ao usuário ferramentas como, botões, imagem, textos, slider entre outros componentes, deixando o usuário livre para personalizar o layout de acordo com suas necessidades.



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2. Desenvolvimento de um aplicativo para acinamento de led virtuais

A figura abaixo, mostra como será a aparencia do aplicativo desenvolvido.



A figura posterior, mostra como serão dispostos os blocos que constituem a programação do aplicativo.


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Download arquivo .apk contendo aplicativo pronto para uso.
Download arquivo .aia pronto para edição.

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2.a. Acionamento de led virtuais por comando de voz

A figura abaixo, mostra como será a aparencia do aplicativo desenvolvido.

A figura posterior, mostra como serão dispostos os blocos que constituem a programação do aplicativo.

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Download arquivo .apk contendo aplicativo pronto para uso.
Download arquivo .aia pronto para edição.

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3. Desenvolvimento de uma aplicação para controle de acesso (Porteiro Eletrônico)

A figura abaixo, mostra como será a aparencia do aplicativo desenvolvido.



A figura posterior, mostra como serão dispostos os blocos que constituem a programação do aplicativo.


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Download arquivo .apk contendo aplicativo pronto para uso. Download arquivo .aia pronto para edição.

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4. Desenvolvimento de um Luxímetro

O luxímetro é uma aplicação capaz de realizar a leitura da luminosidade do ambiente e informar ao usuário o nível da mesma em Lux (Unidade de Intensidade de Iluminação).



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Download do arquivo contendo a versão beta da aplicação.

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5. Uso do componente slider

O slider é um componente formado basicamente por uma barra deslizante semelhante a um poteciômetro ou resistor com o valor da resistência variável.

Neste caso, em propriedades deste componente, observe que o valor está configurado para variar de 0 a 1023.

Nas figuras posteriores estão ilustradas o layout e os blocos de programação correspondentes a este aplicativo.

tela do projeto do slider

Programação do slider

Download do arquivo contendo a versão beta desta aplicação.

Atividade:

Veja uma solução alternativa para esta atividade: 1 / 2

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B - ESP8266

1. Especificações da ESP8266

Os módulos ESP 8266 possui conexão wi-fi permitindo que se hospede a aplicação no próprio módulo ou se opere como um gateway wi-fi comunicando-se com outro dispositivo ou microcontrolador via comunicação serial. Pode ser utilizada em uma gama de aplicações pelo fato de possuir a conectividade wi-fi, bom processador, tamanho reduzido e um baixo custo, podem ser usadas em: automação residencial, rede de sensoriamento, robótica, segurança doméstica, comercial e industrial.

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2. Circuito utilizando a placa ESP mini D1

Alicativo + ESP8266

 

O circuito adotado faz uso da porta D2 da ESP 8266 D1 mini, ligada ao ânodo de um led. Já o catódo do led está ligado em série com um resistor aterrado no pino G (GND).

3. Códigos Fontes relativo a aplicação anterior

Download código para ESP8266 D1 Mini em arduino - Porteiro eletrônico via Wifi.

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4. Exemplo de acionamento de uma Lâmpada

Este exemplo está dividido em duas partes: 1 / 2

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C - Referência bibliográfica

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D - Links diversos

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